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Mensagem  Aeradon Qui Jan 28, 2010 10:23 am

Magias

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Ficha de magias - dividida em 2 partes para facilitar a vizualização

A ficha de Magias tem as seguintes colunas:
Pt, Nv, Magia, Atributos (Atk, Def, Dano, Res), Alcance (Pts, Dist. (m)), Efeitos (Mult, Fixo), Área, Duração, Elemento(s), Afim, Hero, Custo, Pago.
A seguir explicarei detalhadamente cada uma destas colunas:

PT - Pontos de Treinamento: Não modificável
Essa coluna mostra quantos pontos de treinamento serão gastos (por uma unidade) para treinar essa Magia.
Esse é o valor que deve ser usado na hora de treinar uma unidade (na tabela de exército, coluna Magias - Total). Ao treinar uma unidade, deve-se somar o PT de cada magia que se deseja treinar e colocar na coluna Magias - Total.
LEMBRETE: Cada magia só pode ser utilizada por uma tropa uma vez por combate. Para usar a mesma magia X vezes é necessário pagar seu custo em PT X vezes também.
De outra forma, pode-se entender o PT como sendo o nível "real" de sua magia, ou seja, o nível estimado arredondado para cima.
O PT de uma magia NUNCA pode ser maior do que seu Conhecimento em Magia (ou Religião, caso seja uma raça religiosa).

Nv - Nível : Não modificável
É o nível de sua Magia, ou seja, ele mostra o quão forte é sua Magia.
Esse valor é dado de acordo com a quantidade de pontos gastos em atributos (Atk, Def, Dano, Res), Alcance, Efeitos (Mult, Fixo), Área e Duração.
Em unidades, Cada 8 pontos gastos em Atributos = 1 nível a mais na sua magia.
Para Heróis, Cada 10 pontos gastos em Atributos = 1 nível a mais na sua magia.
Além disso, quanto mais ESPÍRITO (Atributo Racial) você tem, mais pontos pode distribuir em sua magia gastando menos nível.
Esse valor, porém, serve apenas para orientar o jogador na hora de criar uma magia, pois uma magia com 9 pontos (em uma raça com 0 de sepírito) gasta 2 PT na tropa e uma magia com 15 pontos também gasta 2 PT na tropa (apesar de uma magia ser Nível 1,13 e a outra ser Nível 1,88). Por isso esse modificador foi criado, para que o jogador saiba quantos pontos ainda pode gastar com sua magia, para deixá-la "o mais forte possível" dentro de um determinado PT.

Magia - Nome de sua Magia:
É o nome de sua Magia. O nome usado deve ser consistente com a magia, por exemplo, uma Bola de Fogo deve se chamar Bola de Fogo, Fireball, ou alguma coisa parecida.

Atributos - Atk, Def, Dano, Res:
São os atributos de combate de sua Magia. Estes são explicados na seção:
Sistema de Combate
Os Atributos de uma magia NUNCA pode ser maiores que o seu conhecimento em MAGIA (ou religião) x2.

Alacance e Dist. (m): Alcance e Distância Máxima (em metros):
Alcance define a Distância máxima que sua magia pode ser utilizada sem perder efetividade. A grande maioria das magias simplesmente dissipa quando sai de seu alcance. Caso sua Magia não tenha alcance, ela é uma magia de toque, ou seja, a tropa que utilizá-la devera estar corpo-a-corpo com o alvo.
A quantidade de pontos gastos com Alcance deve ser especificada na coluna Alcance.
A coluna Dist. (m) não é modificável e mostra qual será o alcance real em metros que aquele magia poderá atingir, de acordo com a quantidade de pontos pagos.
O Alcance de uma magia NUNCA pode ser maior que o seu conhecimento em MAGIA (ou religião) x2.
A tabela que implementa a relação entre pontos gastos e distância em metros está especificada em:
Regras de Alcance
As regras para combate à distância podem ser encontradas no mesmo link.

Efeitos - Mult, Fixo (Efeitos do tipo Multiplicador, Efeitos do tipo Fixo) :
Aqui são colocadas características epeciais das magias.
Na 1ª coluna (Efeitos) deve-se colocar o nome de todos os efeitos especiais da magia.
Na coluna Mult deve-se colocar a soma de todos os pontos gastos com efeitos que são do tipo Multiplicador.
Na coluna Fixo deve-se colocar a soma de todos os pontos gastos com efeitos que são do tipo Fixo.

Mas afinal, o que seria considerado um efeito 'especial'? E qual a diferença entre Mult e Fixo? Não é tudo a mesma coisa?
Efeito 'especial' é tudo aquilo que não pode ser feito com as colunas normais já existentes na tabela de magias.
Ou seja, se você pensou em uma magia que não é somente Ataque, Defesa, Dano, Resistência, Alcance, Área ou Duração, ou qualquer combinação destas, então você provavelmente precisa de um efeito especial para criar sua magia.
Existe uma tabela de efeitos especiais, que não está toda completa nem tampouco balanceada, que só eu mexo nela. Toda vez que algum jogador me pede um efeito especial, eu vou a essa tabela. Se o efeito existe, eu passo ao jogador. Senão, eu crio o efeito na hora.

Sobre tipos Multiplicador e Fixo:
Efeitos do tipo fixo gastam uma determinada quantidade de pontos da magia, e só. Logo, se um determinado efeito fixo custa 18 pontos, essa magia deverá ser no mínimo Nível 3. Uma magia ter um efeito fixo X significa que essa magia gasta X pontos com aquele efeito, e só. Simples assim. Porém, a maioria dos efeitos das magias são do tipo Multiplicador.
Efeitos do tipo Multiplicador gastam mais pontos de acordo com o nível da magia. Desconsiderando o Atributo espírito da raça pode-se dizer que:
Uma magia de unidade que tenha Mult 4, por exemplo, gasta 50% de seus pontos com essa característica.
Uma magia de unidade que tenha Mult 2 gasta 25% de seus pontos com essa característica.
Uma magia de herói que tenha Mult 5 gasta 50% de seus pontos com essa característica.
Uma magia de herói que tenha Mult 3 gasta 30% de seus pontos com essa característica.

IMPORTANTE: O novo sistema de efeitos de magias com MULTiplicador criou a necessidade de implantar cálculo iterativo na ficha. Por causa disso, é altamente aconselhável que, ao criar uma magia, você faça isso do zero, ou seja, sem que haja nada em nenhuma das colunas. Existe uma pequena falha no cálculo iterativo que faz com que, caso você crie uma magia com MULTiplicador e aumente seu nível, depois diminua seu nível, essa magia fica NERFADA (mais fraca do que deveria ser) em meio nível. Apesar disso, esse bug não serve para criar magias Acima do máximo permitido (eu testei isso várias vezess). EM RESUMO: Ao criar uma magia com MULTiplicador faça isso do zero, limpe todos os campos da sua magia, ou ela corre o risco de ficar mais fraca do que deveria.

Área: Quantiade máxima de tropas atingidas:
A coluna área é feita para abranger a capacidade de explosão das magias, ou melhor, a capacidade de uma mesma magia atingir vários alvos.
Cada característica paga nessa habilidade faz com que sua magia acerte mais uma tropa. Ou seja:
Uma magia de área 0, acerta 1 unidade.
Com área 1, acerta 2 unidades.
Com área 2, acerta 3 unidades.
E assim por diante.
SISTEMA: Acertar X unidades significa que é feita uma jogada de Ataque contra cada tropa acertada, e só então é calculado o dano e/ou aplicados efeitos, somente contra as tropas que levaram o ataque.
Área de uma magia NUNCA pode ser maior que o seu conhecimento em MAGIA (ou religião) x1,5.

Duração: Uma magia:
A coluna duração é usada para fazer com que suas magias durem mais do que 1 turno, ou seja, não sejam instantâneas.
Cada característica paga nessa habilidade faz com que sua magia cause seu efeito por mais um turno. Ou seja:
Com área 0, causará o efeito em 1 turno, instantaneamente.
Com área 1, causará o efeiro durante 2 turnos.
Com área 2, causará o efeito durante 3 turnos.
E assim por diante.
SISTEMA: Causar efeito durante X turnos significa que: Em cada turno, enquanto durar a magia, será feita uma nova jogada de ataque, e só então, caso o ataque acerte, é calculado o dano e/ou aplicados efeitos.
A Duração de uma magia NUNCA pode ser maior que o seu conhecimento em MAGIA (ou religião) x1,5.

Elementos::
Escreva aqui o(s) elemento(s) utilizado(s) em sua magia.
Lembre-se que os elementos limitam a criação das magias e influenciam diretamente a Afinidade Mágica das sua unidades.

Afim: Afinidade Mágica:
Informe aqui se a magia que você esta criando usa somente elementos com os quais sua raça tem afinidade.
Magias Não afins tem seu custo de PT mais alto do que magias afins, além de sua pesquisa também ser mais cara.
Há uma descrição detalhada do funcionamento dos elementos no link abaixo:
Elementos e Afinidade Mágica

Hero - Magia de Herói:
Informe aqui se a magia que você está criando será usada por um herói. Magias de herói são mais fortes que as magias normais. Toda magia comum pode ser transformada em magia de herói, sem necessidade de pesquisa ou custo extra.

Custo:
Esse é o preço, pago em moeda, necessário para pesquisar essa magia.

Pago:
Especifica se a Magia já está paga ou não (Coluna para controle do mestre)

Descrição

Descreva 'brevemente' o que faz sua magia. Aspectos como aparência, modo como é feita, explicações lógicas cabíveis (se houver), enfim, descreva sua magia aqui.

Como Fazer uma Magia?
Comece pela descrição. Imagine sua Magia. Pensem em como, por quem e em que situação ela vai ser utilizada.
Agora tente fazer sua magia. Você vai precisar de algum efeito especial? Se sim, tente ser específico no que você quer, e pergunte ao mestre como você faz a magia tal.
O mestre acessará as tabelas ocultas e te dará o efeito desejado.
Agora é só montar a magia.
Tenha em mente sempre 2 coisas:
O bug do Multiplicador (já citado acima);
E a limitação de sua Magia. Você tem conhecimento magia suficiente para fazê-la? A tropa que vai recebê-la tem/terá nível suficiente para isso?


Última edição por Aeradon em Sex Jan 29, 2010 1:27 pm, editado 5 vez(es)
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Mensagem  Aeradon Sex Jan 29, 2010 1:22 pm

Atualizei detalhes do funcionamento de área e duração.

Qualquer dúvida ou esclarecimento por favor postem aqui nesse tópico mesmo.
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