Estratégia RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial: Ação

Ir para baixo

Tutorial: Ação Empty Tutorial: Ação

Mensagem  Aeradon Sáb Nov 21, 2009 7:52 am

Como Escrever uma boa ação:


Uma ação pode ser composta por 1, 2 ou 3 partes. São elas: Role-Play, Distribuição Populacional e Estratégia de Combate.

Role Play:
Essa é a parte essencial da ação. É aqui que você vai interpretar o papel do(s) governante(s) da sua raça e dizer tudo que você fará, em forma de texto. Todas as suas ordens, os motivos (se houver), tudo deve estar documentado aqui.

Seu post deve ser feito em um fórum chamado Histórico de Ações – Seu_Nome, e o título do Post deve sempre ser: Turno XX - Jogador

Exemplo:
Turno 1 – Jogador

Eu, Serithos Mahlve, Eleito Líder dos Kaleshi, ordeno a criação de uma madeireira ao norte, no setor (X12,Y6), perto da divisa com meu setor inicial . Ordeno ainda que 500 militares espalhem-se em todas as 8 direções da rosa dos ventos, e retornem no ínicio do próximo turno com notícias do que encontraram nos arredores. 100 militares devem fazer uma busca minuciosa na caverna e para no rio, e voltar com todas as informações que obtiverem nesses locais. Nenhum dos grupos de exploração deve fazer nenhum tipo de contato, devem tentar passar o mais desapercebido possível. Enquanto isso, as fazendas devem continuar sua produção normal de alimentos.
Sobre a ameaça dos Bregma, designo 500 Soldados para manter guarda na cidade, dia e noite (trocando turnos). Caso haja algum ataque, haverá um toque de recolher e todos os kaleshi devem se abrigar em suas casas, mas todos aqueles que puderem lutar devem juntar-se aos militares para formar a resistência.

Distribuição Populacional:
Esta parte deve sempre ser preenchida também. Aqui deve ter uma especificação de exatamente quantas unidades estão fazendo o que. Mesmo que você tenha feito a distribuição populacional na ficha, essa seção da ação é necessária, pois é através daqui que o mestre conferirá e atualizará a ficha.
Você deve escrever sua distribuição da maneira mais clara e simples possível. Isso facilita e muito o trabalho do mestre.

Exemplo:
* 100 militares para Criação do herói Serithos Mahlve.
* 500 militares separados em 8 batalhoes de exploração por 1 turno.
* 100 militares para explorar a caverna e o rio.
* 500 pessoas para Construção de Madeireira.
* 500 pessoas devem continuar trabalhando nos campos.
* 500 militares estão designados para o combate.

Estratégia de Combate:
Essa é a terceira e última parte de uma ação, e não é obrigatória (apesar de ser a parte mais divertida do jogo, pois, afinal, é essa parte da ação que diferenciará o bom jogador de estrégia). Caso você tenha alguma estratégia de combate em mente, que deve ser seguida em determinados casos, ela deve ser postada aqui.
Lembre-se sempre que uma boa estratégia de combate pode levar a uma belíssima vitória.
Basicamente, existem 2 coisas que você pode colocar aqui:
Uma estratégia padrão, por exemplo, como sua cidade se organizará caso haja um ataque surpresa ou uma estratégia para um combate específico.Essa estratégia não precisa conter nenhum tipo de Role Play.
Em ambos os casos, abuse das seguintes instruções: SE, ENTÃO, SENÃO, ENQUANTO, ATÉ, etc...

Exemplo 01 – Estratégia Padrão em caso de Ataque Surpresa:

SE houver um ataque surpresa, ENTAO: todos os kaleshi devem se abrigar em suas casas, mas todos aqueles que puderem lutar devem juntar-se aos militares no centro da cidade para formar a resistência.
SE o inimigo parecer muito mais forte que minha defesa, ENTÃO os kaleshi devem se render. SENÃO devem lutar ENQUANTO houver militares em pé.

Exemplo 02 – Estratégia Kaleshi para invadir uma Base:
Os kaleshi devem se aproximar da base do inimigo o máximo que puderem, ATÉ QUE sejam notados. QUANDO forem notados, devem entrar na formação padrão: Guerreiros à frente, arqueiros atrás destes e Magos atrás destes. ENTÃO devem avançar calmamente, sem perder a formação, atacando com os arqueiros e usando essa, essa e essa magias.
SE não encontrarem uma entrada alternativa, devem ir de encontro ao portão principal. SE o portão for assim, ENTAO devem arrombá-lo. SENAO, SE for assim, devem encostar as escadas.
SE mais de 50% de qualquer uma das 3 tropas morrer, ENTAO os Kaleshi devem recuar.
ENQUANTO isso não acontecer, devem lutar, ATÉ dominar a cidade.
SE a cidade for dominada, devem montar um esquema de guarda assim, assim, assim, blá blá blá...

Recomendações gerais:
Escrevam ações corretas gramáticalmente e sintaticamente, coesas e claras. Não pense que é uma chatice do mestre isso ("pow, perdi XP porque escrevei uma coisa errada"). Pense assim: Se o mestre não entender sua ação, muitas coisas podem não sair como você planejou. E se o mestre não entender o que você quis dizer, ele vai perder muito mais tempo do que deveria para resolver sua ação. Por isso a perda de XP.
Além disso, o sensor de Metagame estará ligado sempre, portanto tome cuidado. Além de perder XP, o jogador meta vai receber a antipatia do mestre >.<
Caso você nao saiba o que é um metagame:
http://en.wikipedia.org/wiki/Metagaming
http://en.wikipedia.org/wiki/Metagaming_%28role-playing_games%29

O que será avaliado nas açoes?
No Role Play, eu olharei Criatividade e o Role-Play propriamente dito.
Na Distribuição eu vou estar, basicamente evitando que haja Metagame e Roubos em cima da ficha.
A estratégia de combate será avalidada pela Criatividade e Genialidade. Em geral, as instruções contidas ali serão seguidas à risca. Logo, preste bastante atenção às ordens que você está dando.

E pra que serve Experiência (XP) no ERPG?
XP pode acelerar algumas de suas ações (como pesquisa de perícias chave), Te dar mais sorte ao explorar um novo setor, fazer aquele teste que define a sua vida passar, Dica do mestre, Piedade do mestre. E, mais importante que esses, vou exemplificar um caso específico:
Jogador Escreve - SE eu for atacado pela raça X, combaterei com todas as minhas forças, mantendo a formação.
Esse mesmo jogador é atacado pela frente e por trás pela raça X, e ele nao esperava isso. O mestre sabe que ele se referia a manter a formação apenas contra um ataque frontal. Nesse caso, se ele tiver pouca XP ele VAI ser emboscado e já era. Se ele for um bom jogador, tiver bastante XP, talvez um general genial desse jogador ordene uma retirada estratégica, o que dará ao jogador uma 2ª chance.
PS.: Não gostei desse exemplo, se eu acher um melhor substituirei esse.
Aeradon
Aeradon
Mestre
Mestre

Mensagens : 156
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 35
Localização : Brasília, Brasil

Ficha de Raça
Progresso: ??
Poder Militar: ????
Experiência:
Tutorial: Ação Left_bar_bleue999/1000Tutorial: Ação Empty_bar_bleue  (999/1000)

https://estrategiarpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos