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Tutorial: Veículos

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Mensagem  Aeradon Sex Dez 11, 2009 12:08 pm

Tutorial: Veículos Veicul10
Ficha Para Criação de Veículos

1ª Parte: Informações Gerais

Tutorial: Veículos Veicul11
Informações Gerais

Na 1ª parte da Ficha de Veículos, Temos as seguintes colunas:
Nv, Nv Est, Qtd, Nome, Tamanho - PV:

Nv - Nível (real): Não modificável
É o nível de sua unidade, ou seja, indica o quão forte é sua unidade. O Nível "real" de uma unidade nada mais é do que seu nível estimado arredondado para cima.
O nível de seu veículo NUNCA pode ser maior do que seu Conhecimento em Tecnologia.
Esse é o valor que deve ser usado na hora de fabricar o veículo (na tabela de distribuição populacional, na parte de produção, coluna nível).

Nv Est - Nível Estimado: Não modificável
É o nível estimado de sua unidade, ou seja, ele mostra o "Nível" de sua unidade sem arredondamentos.
Esse valor é dado de acordo com a quantidade de pontos gastos em atributos (2ª parte, será explicada adiante). Cada 12 pontos gastos em Atributos = 1 nível no seu veículo.
Esse valor, porém, serve apenas para orientar o jogador na hora de criar um veículo, pois um veículo com 13 pontos é considerado um veículo nível 2 e um veículo com 24 pontos também é um veículo nível 2. Por isso esse modificador foi criado, para que o jogador saiba quantos pontos ainda pode gastar com seu veículo, para deixá-lo "o mais forte possível".

Qtd - Quantidade:
É a quantidade de veículos desse modelo que você atualmente possui ou está construindo.
Esse valor influencia diretamente no custo de sua frota de veículos, portanto, não altere-o a menos que você esteja fabricando mais veículos de um mesmo modelo para uma mesma frota (uma frota consiste em uma linha da tabela, se você quiser distribuir veículos de um memso modelo em 2 frotas, copie-os para outra linha - e a vise ao mestre na sua ação!).

Nome - Tipo ou Modelo:
É o nome de seu veículo. O nome usado deve ser consistente com a unidade, por exemplo, um Tanque de Guerra deve se chamar Tanque de Guerra, ou Tanque de Guerra X.

Tamanho PV - Tamanho do seu veículo e Qauntidade de Pontos de Vida:
Em poucas palavras, é o tamanho (proporcional ao seu modificador de tamanho) do seu veículo.
Se um humano constrói um veícumlo com tamanho 1 (ou 0, tamanho 1 ou 0 funcionam do mesmo jeito), significa, a princípio, que ele foi desenhado para ser operado por 1 pessoa, ou seja: É necessária apenas 1 unidade com a perícia pilotar para operar corretamente aquele veículo. Um veículo de tamanho 2 precisaria de 2 pessoas treinadas (com a perícia pilotar 2) para pilotá-lo, e assim por diante.
Além disso, o tamanho proprimante dito cresce de acordo com quantos pontos são gastos em tamanho.
Exemplos disso: Um carro tem tamanho 1, um Boing 747 tem tamanho 5 (piloto, co-piloto e equipe de bordo), uma catapulta gigante na idade média tinha tamanho 100, pois eram necessárias 100 pessoas para empurrá-la (claro que é possível fazer catapultas menores, ou até maiores que isso), e uma nave gigantesca, como a Death Star do Star Wars deve precisar de pelo menos 1000 (ou mais) pessoas para operá-la, logo tamanho 1000.

Além disso, o valor colocado aqui é utilizado como Pontos de Vida para o seu veículo.
Diferente das unidades, que sempre caem quando recebem 1 de DANO, um veículo que tenha 2 ou mais PVs é desativado caso receba MAIS de 50% de de seu PV em DANO. Porém isso não significa que ele é destruído, ele só para de funcionar corretamente.
É possivel reparar, caso se tenha tecnologia o suficiente para isso, um veículo "danificado". Para isso, gasta-se metade do tempo e metade dos materiais.
Fazer veículos com Tamanho/PV tem suas vantagens e desvantagens táticas, além de ter o próprio Role-Play (cá entre nós, fabricar uma nave gigante nao é a mesma coisa de fabricar centenas de pequenas naves).

2ª Parte: Atributos

Tutorial: Veículos Veicul12
Atributos

Na 2ª parte da Ficha de Veículos, Temos as seguintes colunas:
Atributos - Atk, Def, Dano, Res; Alcance - Pts, Dist. (m); Capacidade - Pts, Total; Deslocamento - Pts, (m/t, s/t); Perícias/Características especiais - Habilidades, Total; Mod Mat; e um campo especial Modificador Máx. por Tecnologia:

Atributos - Atk, Def, Dano, Res:
São os atributos de combate do seu veículo. Estes são explicados na seção:
Sistema de Combate
Os Atributos de um veículo NUNCA podem ser maiores que o MODIFICADOR de MATERIAL x2 e/ou seu conhecimento em TECNOLOGIA x4. Seu conhecimento em Tecnologia x4 é mostrado na célula Modificador Máx. por Tecnologia.

Alacance - Pts, Dist. (m): Pontos e Distância máxima (em metros):
Alcance define a capacidade do seu veículo de utilizar suas armas primárias (as que usam os atributos do veículo, SEM habilidades especiais) a longa distância. Caso seu veículo não tenha alcance, ele ataca corpo a corpo.
A quantidade de pontos gastos com distância deve ser especificada em Pts. A coluna Dist. (m) não é modificável e mostra qual será o alcance real em metros que aquele veículo terá, de acordo com a quantidade de pontos pagos.
O Alcance de um veículo NUNCA pode ser maior que o MODIFICADOR de MATERIAL e/ou seu conhecimento em TECNOLOGIA x2. Seu conhecimento em Tecnologia x4 é mostrado na célula Modificador Máx. por Tecnologia.
A tabela que implementa a relação entre pontos gastos e distância em metros está especificada em:
Regras de Alcance
As regras para combate à distância podem ser encontradas no mesmo link.

Capacidade - Pts, Total: Pontos e Total Transportado:
Capacidade define a quantidade de pessoas ou carga que a frota é capaz de transportar, já descontada a tripulação.
Repare que, o Total mostra o Total da frota, enão a capacidade de cada nave individualmente. Logo, além dos pontos pagos em Capacidade, esse valor é influenciado pela quantidade de naves na forta e pelo Tamanho destas.
A quantidade de pontos gastos com Capacidade deve ser especificada em Pts. A coluna Total não é modificável e mostra qual será o total real transportado pela sua frota, de acordo com a quantidade de pontos pagos, a quantidade de veículos nas frotas e o tamanho destes veículos.
A Capacidade de um veículo NUNCA pode ser maior que o MODIFICADOR de MATERIAL e/ou seu conhecimento em TECNOLOGIA x2. Seu conhecimento em Tecnologia x4 é mostrado na célula Modificador Máx. por Tecnologia.
Cada ponto pago em Capacidade (coluna Pts) aumenta a capacidade de transporte de seu veículo, seguindo a seguinte tabela:

Tutorial: Veículos Capaci10
Tabela de Capacidade

A fórmula usada para definir o total transportado por uma frota é:
(Qtd * Tamanho * (número correspondente aos pontos gastos com Capacidade - Tabela acima)) - (Qtd * Tamanho)
Para transportar carga, como por exemplo recursos, o deve ser considerado Total x100.

Deslocamento - Pts, (m/t, s/t): Pontos e Velocidade (em metros por turno ou setores por turno):
Deslocamento é a capacidade de locomoção de um veículo, ou seja, sua velocidade.
A quantidade de pontos gastos com Deslocamento deve ser especificada em Pts. A coluna (m/t, s/t) não é modificável e mostra qual será o deslocamento real que aquele veículo terá, de acordo com a quantidade de pontos pagos.
O Alcance de um veículo NUNCA pode ser maior que o MODIFICADOR de MATERIAL e/ou seu conhecimento em TECNOLOGIA x2. Seu conhecimento em Tecnologia x4 é mostrado na célula Modificador Máx. por Tecnologia.
A velocidade de uma unidade interfere no jogo em 2 momentos distintos:
1º: Em combate:
No combate, sua unidade andará X (m/t), ou seja, X metros por turno (de combate). Esse valor, X, é o primeiro valor mostrado na coluna (m/t, s/t).
As regras de movimentação e Ataque á distância podem ser encontradas aqui:
Regras de Movimentação e Ataque á Distância
2º: Quando suas unidades se locomovem pelo mapa:
Nesse caso, deve ser considerado o 2º valor mostrado na coluna (m/t, s/t). Ou seja, em um turno do jogador (ação), uma unidade pode andar Y (s/t), ou seja, Y setores por turno (do jogador).
As regras de Movimentação pelo mapa e Exploração podem ser encontradas aqui:
Regras de Movimentação pelo mapa e Exploração

Repare que todas as veículos recebem, a custo 0, 20 (m/t) e 4 (s/t). Essa é a velocidade normal de um ser humano a pé. Como é possível fazer veículos mais lentos que isso, é possível usar valores negativos para deslocamento (até -4, que é um "veículo imóvel").
A tabela que mostra a relação entre pontos gastos e a velocidade do seu veículo pode ser encontrada em:
Regras de Movimentação e Ataque á Distância

Perícias/Características especiais - Habilidades, Total:
Aqui são colocadas características epeciais dos veículos, como por exemplo:
Equipamentos com quantidade de uso limitada (mísseis, turbos, bombas, etc), Magias, Perícias e outras habilidades especiais.
Na 1ª coluna (Habilidades) deve-se colocar o nome de todas as habilidades especiais do veículo, e na 2ª coluna (Total) deve-se colocar a soma de todos os pontos gastos com essas habilidades. No caso de ser uma magia ou perícia, devem ser somados os PT da mesma.
A maioria das Habilidades especiais é criada através das tabelas de Magia e Perícias. Nesses casos, o PT dessa habilidade nunca pode ser maior do que o nível do veículo (mesma regra utilizada para unidades).
Em alguns casos o mestre pode fornecer habilidades diferentes, a pedido do jogador através de sua ação. Alguns Aprimoramentos podem ser pagos aqui também, usando o mesmo custo que eles têm na tabela de aprimoramentos.
IMPORTANTE.: Habilidades especiais devem ser adicionadas com cautela, tenha bom senso ao utilizá-las e qualquer dúvida se algo é viável, pergunte ao mestre.

Mod Mat - Modificador de Material:
No ERPG, a potência máxima dos veículos é limitada à força dos materiais utilizados em sua construção. Ou seja, para fazer um veículo com 10 de alcance, é necessário ter um material capaz de atirar a 10 de alcance.
Esses modificadores podem ser encontrados na sua lista de recursos, na aba Ficha, Mod Recurso - Item. Pedra, por exemplo, tem Mod Mat 1. Madeira tem Mod Mat 2.
Ou seja, antes de planejar seu veículo, tenha em mente qual será o material usado como base para esse veículo, e coloque na coluna Mod Mat seu Modificador de Item.
Provavelmente, além do Material Base seu veículo utilizará materiais secundários ou terciários. Esses materiais serão descontados pelo mestre assim que você fabricar seus veículos.

OBS.:Se você quer fazer um veículo com 10 em algum atributo e não tem o material necessário, eu tenho duas coisas para dizer, como mestre:
1º Chore. Mas não chore pra mim, chore quieto no seu canto.
2º Explore o mapa. As minas que você pode encontrar pelo mundo são muitas, e são todas jogadas nos dados. Logo, você tem um chance de encontrar alguma coisa sempre que explora um setor. Mas se você só encontrar Ferro, Aço ou Blodoro não desanime: continue procurando.

3ª Parte: Custo e Materiais

Tutorial: Veículos Veicul13
Materiais e Custo

Na 3ª parte da Ficha de Veículos, Temos as seguintes colunas:
Moeda Total, Materiais, Custo - Total, Upkeep, Nº Mat, Pago.

Moeda Total:
É o total em Moeda gasto para fazer esse veículo. Todos os veículos tem um custo de Moeda para sua fabricação.

Materiais - Material e Total:
É o total que será gasto com determinado material para a fabricação de um veículo.
Cada material adicionado diminui o gasto com os outros materiais, ou seja, quanto mais materiais diferentes forem utilizados na fabricação de um veículo menos é gasto com cada material, o que inclui Moeda também. Logo, quanto mais materiais são usados na fabricação de um veículo mais barato ele fica.
Na 1ª coluna Material deve-se colocar o material que foi usado como base na construção do veículo (o material cujo modificador de item está sendo usado). Nas outras colunas deve-se adicionar todos os outros materiais utilizados na fabricação daquele veículo. Para cada material adicionado, deve-se atualizar a coluna Nº Mat para calcular o novo total de cada material gasto.

Custo - Total:
É o custo total daquele veículo, ou seja, a soma de todos os materias gastos em sua construção.

Custo - Upkeep (Manutenção):
É o valor total gasto todo turno em dinheiro para manter aquela frota de veículos. Caso não haja dinheiro disponível o suficiente para manter o upkeep dos veículos, estes são automaticamente desativados (não podem mais executar nenhum tipo de ação).
Caso você queira desativar alguma frota, basta escrever na coluna Status, ao lado, "desativado". Tenha em mete que demora 1 turno para reativar um veículo, ou seja, não vale dizer "Deixo meus tanques desativados, mas se alguem atacar eu reativo eles para me defender.". Se seus veículos estiverem desativados e alguem te atacar eles continuarão desativados.

Custo - Nº Mat (Número de Materiais Utilizados):
Aqui deve ser especificado o número de materiais gastos em seus veículos. O mínimo é 2 (moeda e material base), mas podem ser utilizados até 4 materiais diferentes (Moeda, Material Base e outros 2).

Custo -Pago:
Quanto você já pagou por esse veículo. Essa coluna existe para que o mestre possa ter controle sobre quanto já foi pago por um veículo, ou quanto falta pagar para evoluir um veículo para o próximo nível, etc.

4ª Parte: Status (OPCIONAL)

Aqui pode ser preenchido o que seu veículo está fazendo no momento, por exemplo: Explorando, Guardando a cidade, combatendo, Desativado. Esta coluna é de preenchimento opcional e não há real necessidade de preenchê-la se você especificou tudo claramente em sua ação.
Lembrete: O status desativado faz com que seu veículo não pague Upkeep, mas também deixa faz com que esse veículo seja inútil até ser reativado. A reativação de um veículo demora um turno completo.
Sempre que desativar um Veículo é obrigatório infor isso em sua ação.

Sobre Montarias

Cavalos e montarias em geral não são considerados veículos, são considerados unidades de seu nível.
Para montarias, deve ser pesquisada uma perícia Montar animal Nível 10 PARA CADA ANIMAL, que custa 1 PT em perícia para cada nível do animal. Essa perícia demorará por volta de 4 turnos para se completar, independente do seu nível de conhecimento ou do animal.
Aqueles que tem o Conhecimento Racial Domar Animais não precisam pesquisar essas perícias.

Como Fazer um Veículo?
Imagine seu Veículo. Pense em como, por quem e em que situação ele vai ser utilizado.
Agora tente fazer seu veículo. Você vai precisar de algum efeito especial? Se sim, tente ser específico no que você quer, e pergunte ao mestre como você faz a habilidade tal.
O mestre acessará as tabelas ocultas e te dará a habilidade desejada.
Agora é só montar o veículo. Os passos abaixo toram tudo um pouco mais fácil:

1º Comece pelo nome.
2° Preencha o Mod Mat do seu veículo. Preencha também o nome do material base na 1ª coluna Material.
3º Preencha o tamanho do seu veículo. Grande? do tamanho de 10 unidades? Ou para 1 unidade somente?
4º Que nível o veículo deve ter? Lembre-se que você está limitado pelo seu conhecimento (Tecnologia) e pelo Mod Mat.
5º Defina os Atributos do seu veículo. Coloque as devidas Habilidades especiais (se houver).
6º Acerte os detalhes do custo do seu veículo: Além de Moeda e Material Base, gastará mais algum Material? Se sim, Preencha agora.
Pronto. Veículo construído.


Última edição por Aeradon em Sex Jan 29, 2010 7:41 am, editado 3 vez(es)
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Mensagem  Aeradon Ter Jan 26, 2010 12:14 pm

Tutorial veículos Pronto. Qualquer dúvidas perguntem aqui mesmo.

Coisas que vocês acharem Incompletas, explicações que devem melhorar, enfim... qualquer coisa postem aqui.
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